
O percurso escolhido para este dia foi o Pr1 Caminho do xisto de Benfeita em Arganil.
Perfil:
Tipo de Percurso: Pedestre circular
Ponto de Partida e Chegada: Largo do Ameal, Benfeita
Distância: 10 Km
Desníveis: 510 m
Altitude Máxima: 647 m. Na aldeia do Sardal
Altitude Mínima: 300 m. No ponto de partida e chegada
Grau de Dificuldade: 3 - algo difícil
Época: Março a Outubro
Cartografia: Cartas 1/25.000 do I. G. do Exército nº 232, 233 e 244
Track GPS: CXBenfeita.GPX
Mapa do Percurso: troco_pontos.pdf


Como já vem sendo hábito, às 10 horas da manhã, estávamos em Arganil no lugar de Benfeita, onde começa e acaba o percurso, prontos para dar início a mais uma aventura quando apareceu um popular oferecendo-se para nos dar algumas indicações sobre o percurso, o que se revelou útil.






Começávamos agora a ouvir o rio que se ía mostrando timidamente por entre a densa vegetação. A partir deste ponto o rio iria acompanhar-nos até ao final do percurso.


Pelo caminho, lá iam aparecendo, aqui e ali as casas tradicionais de xisto que contrastam com o verde da vegetação, dando um toque de classe à região.

Foi neste lugar, que tem tanto de belo como de perigoso, que os Rompe Solas viveram o momento de maior tensão, quando um dos elementos, num misto de facilitismo e imprudência, escorregou no xisto molhado precipitando-se numa queda aparatosa e desamparada para uma silveira, que felizmente, para além dos arranhões, não teve consequências graves. Aqui, perante uma situação inédita para o grupo, a calma foi mantida e o espírito de grupo e de entreajuda prevaleceu para as manobras de resgate.
Deve-se referir que este percurso tem bocados perigosos, especialmente este com muito musgo, obrigando a uma concentração permanente e muito cuidado.



Depois de passar longos minutos a usufruir de tamanha beleza e a carregar baterias, voltámos ao trilho em direcção à aldeia de Pardieiros, um lugar calmo, de gente calma e simpática. No café, um miradouro oferece-nos uma visão deslumbrante de todo o vale.


Convém referir que em toda esta secção, entre a aldeia de Sardal até à aldeia de Pardieiros, não existe a marcação do Pr1, tem apenas uma marcação de um percurso do ICN a azul e no sentido contrário. Esperemos que seja alterada esta situação o mais breve possível.

A partir daqui foi quase sempre a descer até Benfeita, alternando o cenário, de ribanceiras com arvoredo denso, para vegetação rasteira com riachos.


