domingo, 17 de outubro de 2010

PR1 – Trilho das Cascatas – Vila de Rei




O passado dia 20 de Junho foi escolhido para mais uma aventura dos Rompe Solas, desta vez no distrito de Castelo Branco, mais concretamente em Vila de Rei.

Características do percurso:
Extensão:  Cerca de 10 km.
Elevação mín: 
526 metros, máx: 962 metros
Altura acum: 
subida - 498 metros,  descida -  510 metros
Grau de dificuldade:  Médio \ Alto
Duração média:  
4 Horas
Data:  Março 30, 2010
Ponto de partida e Chegada:
Vila de Rei (centro)
 



O trilho das Cascatas começa no centro da vila junto ao centro paroquial, levando-nos a percorrer algumas ruas até sairmos da povoação e entrar num estradão em terra batida junto do campo de futebol.




São cerca de 3 km até ao Escalvadouro, num trilho pouco interessante e muito exposto ao sol, salvando-se aqui e ali, umas paisagens fotogénicas.


Chegámos assim à primeira cascata do percurso onde é necessário ter algum cuidado porque o trilho faz-nos chegar pelo lado de cima da cascata e esta não tem protecções de segurança, podendo provocar acidentes aos mais incautos.




Embora com pouca água, a cascata é magnífica, oferecendo uma vista deslumbrante para o vale, obrigando o visitante a saborear uns momentos de rara beleza.




Depois de descer até à base da cascata, o trilho, agora mais interessante, faz-nos alternar entre zonas expostas, zonas arbóreas com alguma sombra e zonas de vegetação rasteira muito densa.





Aqui apanhámos a Ribeira do Lavadouro com o seu leito quase seco, que acompanhámos durante algum tempo.




Como já iam sendo horas, procurámos encontrar uma sombra para comer umas “sandochas” e descansar um pouco, contemplando a beleza da paisagem com a aldeia de Lavadouro ao fundo.





Já com as energias repostas, seguimos por um carreiro agrícola, muito fotogénico, que nos levou talvez, à zona mais fresca e bonita do percurso, com muita água e bastante cor.








O trilho obriga-nos agora a subir a cascata, permitindo ter perspectivas diferentes da água a cair fluidamente pela rocha.





Depois de experimentar a frescura da água num dia tão quente, restava-nos continuar a subir a montanha, o que se revelou uma tarefa um pouco difícil devido à inclinação um pouco acentuada.



Quando chegámos ao topo fomos premiados com vistas magníficas de todo o vale, onde aproveitámos para descansar um pouco e tirar algumas fotografias.






Daqui até ao final, o percurso é feito por um carreiro de pinhal pouco interessante, que faz ligação à estrada que nos levou até Vila de Rei.



No regresso, parámos para apreciar e conhecer o Centro Geodésico de Portugal
– Picoto da Melriça, que aconselhamos vivamente, visto que foi uma das primeiras pirâmides geodésicas do nosso país, construída em 1802. 









3 comentários:

  1. Bom dia

    Venho por aqui convidar-vos a participar no fórum da js-viladoconde.
    Temos uma secção destinada ao desporto vilacondense e gostaríamos que fizessem lá um tópico destinado ao vosso clube, que falassem um pouco de vocês e se quisessem até ir fazendo actualizações de vez em quando.
    A ideia é aproximar um pouco mais o desporto vilacondense aos jovens.
    O link do fórum é o seguinte:
    http://jsviladoconde.livreforum.com

    Muito Obrigado pela atenção

    Cumprimentos

    André Lopes
    JS-Vila do Conde

    ResponderEliminar
  2. Olá, alguém sabe onde posso encontrar este percurso para pôr no gps? obg
    Teresa

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar