domingo, 5 de julho de 2009

PR3 - Trilho dos Currais - Gerês


No dia 11-06-2009, tivemos o regresso da Biuga, e tivemos um convidado especial, o João Tiago.



O trilho escolhido para a primeira aventura no Gerês foi o Pr3- O trilho dos Currais, que é um trilho, que como o nome indica, se percorre ao longo de três currais comunitários, o Curral da Lomba do Vidoeiro, o Curral da Carvalha das Éguas e o Curral da Espinheira.



Características do percurso:

Tipo do percurso: Circular

Extensão: 10 Km

Duração: 4

Grau de dificuldade: Médio a Elevado

Partida e chegada: Parque de Campismo do Vidoeiro, Gerês

Altitude mínima: 400m

Altitude Máxima: 900m

Acessos: E.N-308-1


Passavam 20 minutos das 10 horas quando demos início ao percurso que começa à saída do Parque de campismo do Vidoeiro.



Logo para começar apresenta-se uma subida um pouco acentuada num trilho acidentado rico, quer ao nível arbóreo, quer arbustivo.














Ao começarmos a uma altitude de 400 metros, o percurso oferece-nos desde cedo uma vista magnífica característica do Gerês.












Ao fim de 30 minutos já podíamos ver na expressão do pequeno João Tiago o porquê do grau de dificuldade médio elevado.




Esta primeira parte do percurso é um pouco difícil, visto nos primeiros 4000 metros subirmos 500 metros em altitude, em mata um pouco cerrada, sempre em trilhos acidentados e íngremes com muitas rochas.





Cerca de uma hora depois, chegámos ao planalto, onde a vegetação era rasteira, e o contraste do “tapete” verde com cinzento das rochas com dezenas de “Mariolas” tornava a paisagem numa bela fotografia.





Depois de um momento de descontracção, tirando proveito daquele raro e rico património paisagístico, aproveitando para recuperar o fôlego da penosa subida e depois de tirar as fotografias da praxe para mais tarde recordar, continuámos a nossa caminhada apanhando logo de seguida um dos currais do percurso, o Curral da Lomba do Vidoeiro.






O percurso nesta parte é totalmente exposto ao sol, e como já iam sendo horas, assim que encontrámos um recanto á sombra, aproveitámos para almoçar e refrescarmo-nos num riacho que por ali passava.














Depois de repostas as energias voltámos ao percurso, que agora se apresentava fácil, com pequenas descidas e já com alguma sombra proporcionada pelos pinheiros. Aqui também pudemos apreciar curiosas “obras de arte” da natureza e alguns rebanhos a pastar.



















Daqui até à Pedra Bela, passando pelo Curral da Espinheira, o caminho é praticamente plano e pede para ser feito sem pressas para poder apreciar a paisagem














No miradouro da Pedra Bela pudemos deleitar-nos com a vista de todo o vale, onde se destaca a Albufeira da Caniçada.
















A partir da Pedra Bela, restava-nos finalizar o percurso, sempre a descer até à vila do Gerês.




E aqui, nas imediações do Parque de Campismo do Vidoeiro, termina este percurso que se revelou um pouco difícil, não só pelos desníveis acentuados como também pelo calor que se fez sentir, com o termómetro a registar temperaturas a rondar os 30 graus.




1 comentário:

  1. Este trilho surpreendeu pelo grau de dificuldade dos desníveis, agravado pelo calor que se fazia sentir.

    ResponderEliminar