domingo, 5 de julho de 2009

PR5 - Trilho da Águia do Sarilhão - Gerês


Para o dia 12-06-2009 escolhemos o PR5 – o trilho da Águia do sarilhão e tivemos mais uma vez a companhia da Biuga e do João Tiago.

Características do percurso:

Tipo do percurso: Circular

Extensão: 9 km

Duração: 3 horas

Grau de dificuldade: Médio

Partida e Chegada: Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas

Acessos: EN-307, EN-304

Altitude mínima: 600m

Altitude Máxima: 670m




Começámos o percurso ás 12:30 junto do Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas já com a temperatura a rondar os 30º Graus. O percurso no início é um pouco monótono, pois é feito em asfalto, calçada e só quando passamos junto do Parque de Campismo de Cerdeira é que entramos em caminhos de terra que nos levam até aos trilhos da montanha.













Como o percurso começa já com uma cota altímetra considerável, temos o privilégio de desfrutar bonitas paisagens desde cedo.













Quando avistámos pela primeira vez a albufeira, surgiu-nos uma escadaria talhada no chão, resguardada por um corrimão de madeira, que desce por entre vegetação rasteira serpenteando pelo monte até uma zona de vegetação densa, que nos protege do calor que já incomodava.













De seguida voltámos a estabelecer contacto visual com a Albufeira e com o contraste fenomenal de cores de toda a área envolvente.













Voltámos a descer por uma escadaria idêntica à anterior, mas com um grau de dificuldade maior, requerendo muito cuidado, que nos leva muito próximo da albufeira. Aqui aproveitámos a sombra e a frescura de uma ribeira para descansar e recuperar energias, degustando um reconfortante almoço.



















Retomámos o percurso, pelo ribeiro, com muitas pedras e alguma água sempre à sombra e com a albufeira à nossa direita.



Quando saímos desta zona mais fechada tivemos mais oportunidades de dar uso à máquina fotográfica para registar paisagens de rara beleza.













Seguimos o nosso caminho, até encontrarmos a Geira com a Milha Romana XXIX assinalada com os seus Marcos antiquíssimos.



Já a descer e por entre pinheiros, fizemos um desvio, para nos irmos refrescar nas águas frias da albufeira, onde pudemos admirar, ao longe, a Barragem da Albufeira de Vilarinho das Furnas.














A partir daqui foi sempre a subir por entre pinheiros até uma estrada de asfalto que nos levou a uma simpática aldeia típica do Gerês.















Atravessando a aldeia por um estradão em calçada antiga, voltámos a descer até à linda Ponte de Eixões, de onde já dava para avistar o Museu, onde começámos a nossa aventura 4 horas antes.




1 comentário:

  1. Finalmente um trilho fácil, para relaxar, usufruindo de uma paisagem notável, só faltou a águia aparecer para o dia ser completo.

    ResponderEliminar