sábado, 6 de março de 2010

PR2 – Rota do Linho - Serra do Caramulo


Características do Percurso:
Partida e Chegada: Parque Coração de Maria
Âmbito: desportivo, cultural, ambiental e paisagístico
Tipo de percurso: pequena rota, circular, utilizando caminhos rurais, tradicionais e de montanha
Distância a percorrer: 8,8 Km
Duração do percurso: cerca de 4h
Nível de dificuldade: 7 – Médio alto
Desníveis: mediamente acentuados em alguns pontos
Cota máxima: 500m
Época aconselhada: todo o ano
Mais informações: www.cm-tondela.pt

A Rota do Linho foi o percurso escolhido pelos Rompe Solas para sábado, dia 27 de Fevereiro mas devido ao mau tempo que se fez sentir em todo o país fomos obrigados a adiar a caminhada para o dia seguinte. No domingo saímos bem cedo rumo à serra do Caramulo, de olhos postos no céu, esperançados de que a chuva não começasse a cair.


Às 10h estávamos junto ao Santuário do Coração de Maria para dar início ao nosso trilho.
                  



Tirada a foto da praxe começámos a subir por um caminho de calçada portuguesa, ladeado por campos de cultivo. Logo que começámos a subir a encosta da serra pudemos observar uma águia-de-asa-redonda que pairava sobre os pinheiros. Mais adiante a paisagem tornou-se composta por carvalhos, eucaliptos e sobreiros. Os estragos causados pelo mau tempo eram visíveis: árvores tombadas, ramos partidos, pequenos desabamentos de terra e rochas que deslizaram serra abaixo.



Chegámos a uma represa com água muito límpida, mas não tivemos a sorte de observar as lontras que fazem parte da fauna local. Não vimos as lontras mas tivemos uma surpresa: fomos obrigados a molhar os pés para atravessar a represa para a outra margem.






















Um pouco mais à frente entrámos na aldeia de Múceres com as suas casinhas em pedra muito típicas. Dirigimo-nos ao Centro de Laboração do Linho mas como era domingo estava fechado, tal como a Capela da Senhora do Livramento, situada no centro da aldeia.



















Continuámos o nosso trilho acompanhados pela Ribeira de Múceres com pequenas quedas de água. Esta é a zona da mini-hídrica, onde também se encontram alguns moinhos cujo estado de conservação deixa muito a desejar. Esperemos que as entidades responsáveis pela conservação do nosso património histórico façam algo que permita que estes moinhos não desapareçam, para que eles nos continuem a lembrar como era a vida na serra há alguns anos atrás.


Atravessámos para a outra margem da Ribeira através de uma ponte e decidimos que este era o local ideal para restabelecermos energias. Já de barriga cheia voltámos a romper solas à espera que a qualquer instante o céu negro nos oferecesse uma bela chuvada.
O trilho segue por um caminho florestal onde se vão encontrando algumas quedas de água. A humidade desta zona permite que as árvores se enfeitem de musgo verde, conferindo-lhes uma particular beleza.




Um pouco mais à frente entrámos no Calvário de Múceres, uma pacata aldeia embelezada pelos laranjais.



Já na recta final do percurso seguimos por uma estrada florestal ladeada de acácias e eucaliptos para um pouco mais à frente encontrarmos uma estada alcatroada que nos levou de novo ao Santuário do Coração de Maria.


Conseguimos fazer este percurso com um bom ritmo pois nunca tivemos de parar para interpretar a carta militar da zona. Todo o trilho está muito bem marcado, não deixando margens para dúvidas sobre o caminho a seguir.
Talvez devamos agradecer ao S. Pedro por nos deixar entrar na carrinha a tempo de nos abrigarmos da forte chuva que começou a cair e que nos acompanhou durante toda a viagem de regresso.

2 comentários:

  1. Este percurso estava tão bem marcado que senti saudades de andar à procura de caminhos através da carta militar, e no final fiquei com a sensação de "o quê, já acabou?".
    É pena a zona dos moinhos não estar melhor aproveitada.

    ResponderEliminar
  2. boas, Deixo o Convite para a proxima caminhada Rota Gastronomica no proximo dia 1 de junho de 2014, com um percurso diferente da rota do linho, Aproveitando melhor a zona do rio e moinhos.
    Inscricao gratis.

    marco vinhanova
    mhvnova@hotmail.com

    ResponderEliminar